top of page
Suspensão de atendimento em hospitais públicos repercute na ALE

02/12/2016

A precariedade na saúde pública estadual e a suspensão do atendimento na Maternidade Santa Mônica e no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) repercutiu entre os deputados na sessão desta quinta-feira (01), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Deputados fizeram duras críticas à postura do governador e à gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

As críticas tiveram início após o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) usar a tribuna do plenário para falar sobre o aumento da mortalidade infantil no Estado. O deputado relatou que havia uma meta de redução para este ano, entretanto, o número aumentou. Além disso, Cunha teceu duras críticas em relação ao fechamento dos hospitais por falta de medicamentos e insumos básicos. “A Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu uma meta de redução de cinco por cento da mortalidade infantil em Alagoas, mas na contramão do que vem acontecendo no país, em Alagoas esse número aumentou. Não é sinal amarelo e sim, vermelho. Tem que investir em saúde. A prioridade do governo do Estado é passar três meses divulgando em horário nobre a construção de uma escadaria na grota, ou cuidar da população? É inadmissível fazer a divulgação que Alagoas tem o melhor governo do país, e permitir que dois hospitais fechem por falta de luva, máscara e medicamentos. O reflexo disso é o aumento da mortalidade”, questionou o deputado.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) lembrou que o governo acabou com projetos e convênios importantes e disse que era um “governo demagogo”.

“Estamos diante de um governo que é pautado pelo marketing e feito de forma eficiente. Na verdade estamos vendo um governo da demagogia, que acabou com projetos importantes, como a entrega das cestas nutricionais, e também convênios com hospitais pequenos que ajudavam a segurar a demanda. Como podemos admitir a retirada de cem milhões do Fecoep para a construção de um hospital, se não estamos conseguindo resolver o custeio das unidades que nós temos. O Governo não é capaz de resolver isso e está acabando estas unidades”, atacou Toledo.

Para o deputado Léo Loureiro (PPL), o problema do aumento da mortalidade infantil é reflexo da falta de prioridade em investimentos, principalmente em atenção básica.

“Já teve governo que deu prioridade a media e alta complexidade, já teve quem deu prioridade à saúde básica e hoje, nós não conseguimos entender a finalidade da secretaria”, questionou deputado.

“O problema da saúde do Estado é de gestão”

E as críticas ao Governo não pararam por aí. O deputado Inácio Loiola (PSB) disse que o que está acontecendo na saúde é um problema de falta de experiência e gestão. “A equipe de Sesau não tem experiência, não tem trato com servidores, não tem respeito com a população nem com a classe política. Fui quase colocado para fora do gabinete da secretária Rosangela. Eu estava com o prefeito e a secretária de Saúde de Pão de Açúcar e fomos saber por que tinham cordado uma verba do hospital da cidade e, sem argumentos, ela praticamente nos colocou pra fora. Acho que quem tem um cargo de confiança, tem que saber maneira de tratar”, criticou o deputado.

Defesa

Diante de todas as críticas, o líder do governo na Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), saiu em defesa do governador, jogando a culpa do problema da mortalidade para o município de Maceió.

“Em respeito a mortalidade infantil, ela está ligada à atenção básica, aos municípios que fazem o trabalho. O prefeito de Maceió está há quatro anos e o Programa de Saúde da Família só cobre 31% da cidade. E é essa atenção básica que evita muito a mortalidade infantil. Por isso noventa por cento da mortalidade está ligada a esse descaso da prefeitura de Maceió”, justificou Medeiros.

Entretanto, ao final de sua fala, acabou concordado aos colegas em relação à falta de gestão. “Se tem problema de falta de luva, tenho certeza que o governo não apóia. Isso é falta de gestão”, disse.

Maternidade Santa Mônica

A maternidade Escola Santa Mônica precisou suspender o atendimento aos novos pacientes, nesta quinta-feira, 1º de outubro, por falta de insumos. A diretora da unidade, Rita Lessa, informou à imprensa que há um bom tempo estão sofrendo com o desabastecimento, no entanto, desta vez a ausência de mais de 50 itens tornou impossível a manutenção do atendimento.

A diretora disse ainda que a maternidade poderia retomar o atendimento a qualquer momento, a depender da chegada do material solicitado à Sesau. Ela destacou que a Secretaria de Saúde montou uma força-tarefa para conseguir resolver o problema e que espera que até amanhã a situação normalizada.

Abertura oficial dos festejos natalinos de Maceió acontece nesta sexta
02/12/2016

A abertura oficial dos festejos natalinos de Maceió acontece nesta sexta-feira, 2 de dezembro, na Praça Afrânio Jorge, conhecida como Praça da Faculdade, no Prado. O prefeito Rui Palmeira participa do ato que dará início às comemorações natalinas, que contarão com apresentação de quatro grupos de folguedos tradicionais dessa época do ano. As apresentações terão início às 18h30 e serão coordenadas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

As atrações culturais do evento são as Baianas Flor do Bairro; Fandango do Pontal; Guerreiro Vencedor Alagoano e o Pastoril Estrela de Belém. A ação é resultado de parceria entre a Fmac e o Ministério da Cultura, a partir de emenda parlamentar do senador Benedito de Lira.

Entre os folguedos que serão apresentados, o guerreiro se destaca por ser uma manifestação tipicamente alagoana, com seus figurantes, mestre, contramestre e mateus vestindo roupas nas cores predominantes de azul e vermelho e chapéus com fitas coloridas e espelhos, em comemoração aos eventos do Natal.

Com a abertura do Natal na Praça da Faculdade, a Prefeitura de Maceió resgata um dos mais tradicionais polos de festejos natalinos da capital alagoana. Completamente revitalizada, a praça recebeu decoração e iluminação especial, incluindo uma árvore de natal.

Programação de Natal

No próximo dia 10 de dezembro, também na Praça da Faculdade, os festejos natalinos de Maceió marcam mais uma edição do projeto Giro dos Folguedos – Especial de Natal. O projeto reúne dezenas de grupos de cultura popular para apresentações simultâneas em tablados.

“Para o dia 10, na Praça da Faculdade, vamos contar com 15 grupos de apresentações programadas para o fim da tarde na praça. No dia 17 de dezembro, haverá outra edição do projeto, desta vez no corredor cultural Vera Arruda, na Jatiúca”, informa o diretor de Produção da Fmac, Keyler Simões.

Chapecoense: Corpo Arthur Maia deve chegar a Maceió no sábado

02/12/2016

O corpo do jogador alagoano, Arthur Maia, que morreu no acidente aéreo com a delegação Chapecoense na Colombia, deverá chegar a terras alagoanas no próximo sábado, 03, após receber as devidas homenagens dos torcedores do time na cidade de Chapecó, SC, durante o velório coletivo.

Os familiares de Arthur Maia irão participar do velório em Santa Catarina e em seguida, trarão o corpo para ser sepultado em Maceió. O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, informou que o velório de vítimas da tragédia vai ocorrer na manhã de sábado, na Arena Condá.

A previsão da chegada dos aviões da Força Aérea Brasileira é para a tarde desta quinta-feira.  Eles devem pousar em Chapecó entre meia-noite e seis da manhã de sábado. ”Pela informação que recebi, os corpos vão chegar na madrugada de sábado. Então, provavelmente, o cerimonial será feito no sábado pela manhã. Pelo que recebi em um telefonema agora, entre meia noite e seis da manhã de sábado os corpos vão chegar. Os corpos foram todos identificados, estão na funerária passando pelo embalsamamento e vão chegar aqui nesse horário”, afirmou Tozzo.

Os corpos dos brasileiros devem chegar entre sexta-feira (2) e sábado (3). Além de brasileiros, há entre os mortos cinco bolivianos, um paraguaio e um venezuelano.

Técnicos da Polícia Federal brasileira levaram a Medellín os dados biométricos das vítimas. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também está na cidade para participar da liberação dos corpos das vítimas da tragédia. Ele é uma das quatro pessoas que estava na lista do voo, mas que não embarcaram.

Alagoano destaque no Vitória, Marinho crítica última rodada do Campeonato Brasileiro

02/12/2016

O atacante Marinho, do Vitória-BA, está cotado entre os jogadores de maior destaque do Campeonato Brasileiro 2016, mas não foi por isso que ele chamou a atenção dessa vez. Na madrugada desta quinta-feira (01), o alagoano, que é amigo de Arthur Maia, morto no acidente de avião envolvendo o time da Chapecoense, disse não acreditar que existem pessoas preocupadas com a continuidade da última rodada do campeonato.

Em postagem na rede social Instagram, Marinho lembrou a amizade que tem com Arthur, a quem ele chamou de “conterrâneo, amigo e irmão”. O jogador lembrou ainda o momento em que conheceu o filho pequeno de Arthur. “Seu filho adorava eu e minhas frases (sic)”, disse.

Ainda na mesma psotagem, Marinho criticou indiretamente a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) . A CBF “obrigou” a Chapecoense a jogar contra o Atlético-MG, mesmo sendo com um time juvenil, para finalizar a rodada do Brasileirão. O clube mineiro já tinha declinado da proposta, mas a confederação alegou que o último jogo seria uma “festa em homenagem”.

“E tem gente ainda que falou de campeonato? Aff, me poupe ignorantes! Por mim, que acabe (sic)”, disse.

Marinho é natural da cidade ribeirinha de Penedo. Ele foi revelado pelo Corinthians-AL em 2007.
Veja a postagem completa:

2:36 da manhã!! Tentando levar a vida normal, mas meu coração não aguenta sentir tanta dor, não era de sangue essa irmandade, mas era verdadeira, meu conterrâneo um amigo, um irmão!! Escutando áudios teus e imaginando que tu não se foi, me falou dos teus sonhos e que estava nas mãos de Deus!! Não acredito como tantas pessoas do bem se foram!! Dener, mlk Josimar, Thiaguinho, Biteco. Nossa, era a maioria amigos. Kempes levou teu filho pra tirar foto comigo, pois seu filho adorava eu e minhas frases!! Sabia não!! Parece até mentira que estou falando sobre vocês que partiram!! A vida cheia de sonhos, planos e tudo isso ficou, difícil de acreditar, dormir e acordar tentando achar que isso é um pesadelo que vai acabar!! E tem gente ainda que falou de campeonato?? Aff me poupe ignorantes!! Por mim, que acabe, a vida de muitas pessoas acabou e famílias sofrendo, enquanto muitos perguntam de futebol e que isso prejudicou o clube, duro ver e ler esse tipo de comentário, o que queria hoje era eles de volta, era as famílias felizes com o retorno de todos bem e com saúde!! Mas é duro ouvir que não vão voltar!! Meu irmão, estarei aqui orando pela tua família. Que Deus venha confortar a tua e dos meninos!! “Arthur Maia”, alagoano como eu e um amigo e irmão que a vida me tomou!! Aos outros amigos meus que partiram, eu estou orando pela vida de vocês e de toda família!! Olhar fotos e ouvir áudio “só faz o coração ficar ferido e é assim que me sinto” até quando vai essa tristeza!! – escreveu o atacante.

Notícias

bottom of page